Uma Era do Gelo no Interior Tropical? Sim! Veja só! Você talvez desconheça alguma fama da cidade de Salto no interior de São Paulo, mas com certeza conhece a fama da sua cidade vizinha, Itu, a “Cidade dos Exageros”.
Tudo na cidade é exageradamente grande, tal como o orelhão de SETE metros de altura na praça central! Muito provavelmente você ou seus pais choraram de tanto rir com o personagem Simplício, da Praça da Alegria, extinta TV TUPI que adorava falar das coisas grandes de Itu!
Nós, das mais recentes gerações, tivemos a chance de conhecer tal personagem na Praça é Nossa, no SBT. O personagem Simplício, um caipira que exaltava a cidade, foi quem deu a fama de tudo exagerado, e a população adotou. Vale a visita à cidade para conferir.
Tá, e o que isso tem a ver com a ERA do GELO!? Nada! Foi só para você se localizar, e claro, conhecer um pouco da cultura local. Mas, o que você REALMENTE desconhece, é que as cidades de Itu e Salto, a 100 Km da Capital paulista, e que possuem um verão quente e chuvoso, guardam uma história Magnífica e muito, muito mais antiga, que eu chamo de A ERA do GELO e o ICEBERG de Itú e Salto!
Esqui Tropical!
Isso mesmo! Imagina só, que onde hoje passa dos 30 graus, já teve 30 graus NEGATIVOS, com lagos Congelado e ICEBERGS! Já pensou, no lugar de patinar nos lagos do Canadá ou esquiar em Aspem, era só ir para o interior? Mas como isso é possível!? Eu já te explico!
Essa história, nem mesmo os tataravós dos seus tataravós conheceram, pois ocorreu há mias de 270 milhões de anos! É isso mesmo que você leu! A vida era muito diferente naquele tempo, muito antes dos grandes répteis e dinossauros, o planeta era cheio de pequenos répteis, anfíbios e uma vasta vida marinha. Tá, mas e Itu e Salto? Neste período elas estavam no Polo Sul! Sim, onde hoje é a Antártida.
Descubra como ocorreram os Grandes Períodos Glaciais
E como isso foi possível? Neste período, o que hoje é o nosso continente Sul-Americano e a África, formavam junto, um grande continente chamado Gondwana, centenas de milhões de anos depois da famosa Pangeia. E como sabemos disso? Bem, será assunto para outro artigo, A Dança dos Continentes.
E a tal ERA do GELO!? Como se sabe disso!?
O principal papel de um profissional muito especial, o Geólogo, é entender, a partir do que vemos hoje, o que ocorreu no Passado. James Hutton (1726-1797), um Geólogo, Químico e Naturalista escocês, considerado o pai da Geologia moderna, autor da célebre frase “O presente é a chave do passado” foi o primeiro a começar a compreender a história do planeta a partir do que vemos hoje. Sim, é uma emocionante Viagem no Tempo.
Imagine um grande lago, com aquela agua quase imóvel, só aquelas ondinhas na superfície devido às suaves brisas dos ventos. Você já entrou em um lago e sentiu aquela lama gostosa entre os dedos? Essa lama é a argila, um material tão fino que parece massa de modelar. E ela é tão leve que só decanta em água quase parada.
Encontre as melhores promoções de passagens aéreas
E como sabemos que era gelado?
Pense naqueles belos lagos azul turquesa na base das montanhas canadenses. Esse azul é devido às argilas e silte (sedimento pouco maior que argila). Mesmo sendo gelado, vivem alguns moluscos e micro organismos, mas, no inverno, a superfície congela e eles morrem sem oxigênio. A repetição desses ciclos de sedimentação de argilas no verão e matéria orgânica no inverno forma uma estrutura chamada Varvito, e a cidade de Itu possui uma das mais belas estruturas preservadas do Mundo, no Parque do Varvito de Itu!
Eventualmente, ICEBERGS passavam por cima desses grandes lagos no inverno. Na primavera e verão, estes ICEBERGS derretem e soltam pedaços de rocha que vinham carregando de longe, e que chamamos de seixos pingados, que caem, amassando e se ajustando entre as finas camadas de lama gelada.
Como tudo isso ocorre? Veja fatos!
O “vai e vem” das GELEIRAS deixam marcas por onde passam, polindo superfícies rochosas e eventualmente, arranhando estas superfícies, por esfregar fragmentos e blocos nestas. Estas marcas são como um arranhão de gato no seu braço, e nos mostram, inclusive, a direção que a geleira passou, e podem ser vistas no Parque da Rocha Moutonnée, em Itu.
Visite a Patagônia Argentina com as Melhores Promoções de Passagens
Quando em período de inverno, nos topos dos grandes ambientes gelados, a neve vai se acumulando, e por ter um comportamento plástico, formam grandes “rios de gelo”, descendo e esculpindo os vales das montanhas e chegam a cobrir lagos como mostrado acima.
Descubra os Maiores Segredos do Planeta e amplie seus conhecimentos!
Trabalho Investigativo
Durante o deslocamento, o gelo transporta fragmentos de todos os tamanhos, desde argilas à blocos imensos. Estes fragmentos riscam e esculpem as superfícies por onde passam, e quando encontram algum obstáculo podem ficar presos, como no desenho acima ou na foto da Rocha Moutounnée.
Como você pôde conferir, “O Presente é a chave do Passado”. Tanto o Parque do Varvito de Itu quanto a Rocha Moutounnée em Salto eram pedreiras para extração de rochas. Por pouco não existiria estes INCRÍVEIS e belos patrimônios científicos!
Que viagem no tempo, não!? O Parque do Varvito de Itu e da Rocha Moutonnéé em Salto é aberto a visitação e de graça! Ainda, o Parque da Rocha Moutonnéé possui uma bela vista na margem do Rio Tietê que vale conferir!
Clique aqui e receba até 179 Reais de desconto na sua 1ª hospedagem pelo Airbnb
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.
Conheça A Língua Secreta da Terra e descubra O SEGREDO dos Maiores Tesouros do PLANETA!
Por Rafael Vasconcellos – Geólogo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Digital Marketer; Modelo Comercial e Programador Neurolinguístico.
Clique AQUI e saiba mais.
Hospede-se em ITU e SALTO pelo BOOKING!
Booking.comÉ PROPRIETÁRIO? Anuncie no Booking. Ele Divulga pra Você e Ganhe 5 Hospedagens sem pagar comissão pelo Geologicamente Sci-Travel™
join.booking.com